"Retrato das desigualdades de gênero e raça"

A SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Unifem (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) apresentaram, em Brasília, os primeiros resultados da pesquisa "Retrato das desigualdades de gênero e raça", que compara microdados Pnads 1996 e 2006.
Além de preparar um detalhado e inédito perfil da população brasileira a partir de recortes de gênero e raça/cor, este trabalho organiza os dados mais recentes para compará-los com a Pnad 2007.
Alguns destaques do estudo:
Chefia de família - aumento na proporção de famílias chefiadas por mulheres; crescimento do número de famílias monoparentais masculinas; crescimento das famílias formadas por casais com filhos chefiadas por mulheres

Educação: os negros e negras estão menos presentes nas escolas, apresentam médias de anos de estudo inferiores e taxas de analfabetismo bastante superiores.

Previdência e assistência social: A cobertura é maior para homens idosos brancos e menor para mulheres negras, a grande maioria dos domicílios que recebem benefícios assistenciais é chefiada por negros.

Mercado de trabalho: mulheres ocupadas são mais escolarizadas que os homens ocupados; Negros trabalham mais e nas piores ocupações (entram mais cedo no mercado e saem mais tarde); meninos negros são as maiores vítimas do trabalho infantil; trabalho doméstico remunerado é, ainda, persistente e majoritariamente feminino, negro e informal (sem carteira assinada)

Habitação e saneamento: Domicílios chefiados por negros são aqueles que se encontram sempre em piores condições, têm menos água encanada, esgoto e coleta de lixo

Fonte: IBGE Pnad/microdados
Elaboração: Ipea/Disoc, Unifem e SPM.

Nos últimos 12 anos, homens brancos perderam renda, enquanto mulheres e negros ganharam. Ainda assim, o rendimento dos homens brancos supera o de mulheres e negros. A pobreza e a indigência negras são três vezes maiores que a pobreza e a indigência brancas*
*Pobre = quem sobrevive com até ½ do SM per capita por dia
Indigente = quem sobrevive com até ¼ do SM per capita por dia
(leia mais em http://www.ipea.gov.br/default.jsp)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher e Educação - Pesquisa de Minas Gerais

Ressucitando o blog - Globeleza, Futebol e Política

Marta é a melhor jogadora de futebol do mundo - pela quarta vez