Postagens

Mostrando postagens de setembro 21, 2008

Mulheres estão menos presentes no mercado de trabalho, apesar de serem maioria da população e terem mais qualificação

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2007 (PNAD), divulgada na semana passada, revelou que as mulheres são maioria da população brasileira, têm mais anos de estudo, mas ainda enfrentam uma série de dificuldades para acesso e ascensão no mercado de trabalho. Os dados coletados demonstram que a remuneração média feminina corresponde a 66,1% dos vencimentos percebidos pelos homens, enquanto em 2004 o percentual correspondia a 63,5%. O rendimento médio mensal do trabalhador atinge, em 2007, o máximo da recuperação iniciada em 2003: de R$ 831 para R$ 960 em 2007. (clique no título e leia o comentário completo)

Cadernos Pagu reúnem dossiê sobre a questão do gênero no Islã

O Portal Unicamp me enviou o texto abaixo que compartilho com vocês. Vejam que interessante: A última edição dos Cadernos Pagu, elaborada pelo Núcleo de Estudos do Gênero (Pagu) da Unicamp, reúne um dossiê abordando a questão do gênero no Islã. Foi organizado pelas pesquisadoras Fatima Harrak e Oumama Aouad. A publicação, que marca a comemoração de 15 anos do Núcleo e dos Cadernos, reflete em suas 452 páginas o caso particular das mudanças efetuadas na legislação marroquina. Os artigos analisam, em um conjunto de artigos, as imagens, as representações, a condição e o papel da mulher na construção nacional, bem como as funções simbólicas no processo de preservação e de transformação cultural. Nos Cadernos Pagu, são apresentadas tais mudanças na legislação em busca da igualdade de direitos de cidadania. O tema foi escolhido por revelar iniciativas pioneiras no Marrocos. A editora da publicação, professora Mariza Corrêa, resume abaixo as principais conclusões do dossiê. Portal Unicamp - S

Congresso Internacional de Serviço Social

O Congresso Internacional de Serviço Social, a decorrer nos próximos dias 6, 7 e 8 de Novembro de 2008, em resposta a um desafio lançado pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa (ISSSL-ULL) à comunidade de assistentes e interventores sociais, trará para a discussão e aprofundamento um conjunto de temas estruturantes do presente e do futuro do Serviço Social, abordados em vários quadrantes: conferências, painéis e comunicações. O Congresso juntará especialistas, de renome nacional e internacional, e profissionais interessados em apresentar experiências e partilhar saberes ( call for papers ). Os contributos de uns e de outros convergirão na actualização de um diagnóstico dos problemas e riscos das sociedades contemporâneas e na fundamentação de respostas sociais que compete ao Serviço Social conceber e incrementar, no tempo e espaço privilegiados de um congresso mobilizado em torno da promoção da identidade e do papel dos assistentes sociais.

5º Seminário Homens, gênero e políticas públicas

O Seminário Homens, gênero e políticas públicas tem por objetivo promover a visibilidade e troca de conhecimentos e práticas no campo das políticas públicas voltadas aos homens e/ou sobre masculinidades, a partir do enfoque de gênero e/ou feminista, em sua interface com a produção acadêmica, os movimentos sociais e a gestão pública.

Mulheres na mídia: um espelho distorcido

Por Patrícia Rangel, cientista política e consultora do CFEMEA Há mais de um mês temos nos dedicado a analisar dados sobre mulheres e política nesta seção do site do CFEMEA. Apesar da diversidade de informações, a tendência observada é que as mulheres são sub-representadas em todos os âmbitos do poder institucional, tanto em cargos legislativos como em cargos executivos. Infelizmente, a mesma tendência pode ser diagnosticada em outras esferas da sociedade que têm influência direta ou indireta na presença feminina em cargos públicos. Leia o restante do artigo no site www.cfemea.org.br