FUTEBOL, MENINAS E PALAVRÕES

A seleção feminina de futebol não conseguiu passar pelas australianas e foi eliminada da Copa do Mundo do Canadá nas oitavas de final. Uma pena, porque estava torcendo demais pelo time, apesar da pouca divulgação dos canais abertos e da falta de estrutura no Brasil para a modalidade. O time que representou o Brasil foi composto por Marta - eleita a melhor jogadora do mundo por cinco vezes consecutivas(!); Bárbara, Letícia Izidoro e Luciana (goleiras); Géssica, Mônica Hickmann, Tayla e Erika (zagueiras): Fabiana, Poliana, Rafaelle e Tamires (laterais); Andressa, Formiga e Thaisa (meio campo); Andressa Alves, Maurine, Beatriz, Darlene, Gabi Zanotti, Rosana, Raquel e Cristiane (meia/atacante e atacantes). Parabéns a todas! 


****** ******* *******

A falta de interesse da mídia foi total. Uma pena, pois só com mais divulgação outras meninas podem se interessar pela prática deste esporte tão brasileiro por excelência. A Panini até lançou por aqui o álbum de figurinhas da Copa do Mundo do Canadá, mas não teve o mesmo impacto da Copa do Mundo Masculina. Mas a Copa do Mundo Feminina ainda não acabou. A final está marcada para o dia 05 de julho de 2015.

****** ****** ******

Para quem tiver interesse em pesquisar ou conhecer um pouco mais das mulheres no esporte, mas especificamente no futebol, tenho duas indicações: o livro Fazendo Gênero e jogando bola, futebol feminino na Bahia anos 80-90, de Enny Vieira Moraes; e Mulher e Esporte, mitos e verdades, organizado por Antonio Carlos Simões, mas especificamente o capítulo 8 'Mulheres na área no país do futebol: perigo de gol', de Jorge D. Knijnik e Esdras G. Vasconcelos. Outra fonte de pesquisa é o  Museu do Futebol (http://museudofutebol.org.br/), que somente este ano passou a dar atenção ao futebol feminino - antes tarde do nunca (!). No local, estão realizando palestras mensais no projeto "Visibilidade para o futebol feminino". 
Outra ação bacana que destaco aqui foi realizada por Marina de Sousa, filha de Maurício de Sousa, e pode ser lida na página do Globo Esporte:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2015/06/selecao-feminina-ganha-apoio-da-turma-da-monica-por-visibilidade.html


****** ****** ****** 

E nesta semana, o blog recebeu uma indicação muito interessante da querida Ana Julia Martiniano. Trata-se do vídeo "Meninas e palavrões" do site ativista Fckh8.com. A ideia foi usar o linguajar chulo - cheio de palavrões - falado por meninas para chamar atenção para a causa feminista. As meninas estão vestidas de princesas e depois mulheres adultas perguntam: "O que é mais ofensivo: uma garotinha dizendo 'porra' ou a forma machista como a sociedade trata meninas e mulheres?" É para fazer pensar. Muito interessante, principalmente porque já li opiniões de homens que ao que parece não entenderam bem a mensagem. O vídeo pode ser visto abaixo:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU TAMBÉM ESTOU COM MEDO (sim, é sobre a vacina)

Sim, as mulheres mudarão o mundo