“Pelo fim do machismo e da misoginia em universidades”




Reproduzo aqui no blog a Nota de Repúdio que foi publicada pel@s colegas da Universidade Federal de Goiás com a foto do cartaz que anunciava a festa e que deu origem ao repúdio. As engenharias e outros cursos “tradicionalmente” com maior presença de homens precisam rever seus conceitos e as meninas que ingressam nestes cursos precisam ficar mais atentas: “REPÚDIO a calourada da Universidade Federal de Goiás organizada por estudantes de engenharia, onde mulheres ganham open bar caso forem de saia ou vestido curto para a festa. Todas nós sabemos o quanto assédios sexuais em festas de faculdades são frequentes, além de seus frequentes trotes abusivos, e esse tipo de propaganda apenas perpetua a violência sexual contra a mulher e dissemina a objetificação feminina. É uma pena que em pleno século XXI organizadores de tais tratem mulheres como iscas em noitadas e dê recompensas dependendo da roupa da qual ela utiliza. Pelo fim do machismo e da misoginia em universidades”.

Discussão na USP
Enquanto isso, a USP recebeu nesta terça-feira, 24 de fevereiro de 2015, o evento Democracia Universitária, ética e corpo: não à opressão, nenhuma vida vale menos. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) com o apoio da ONU Mulheres. A antropóloga Heloísa Buarque apresentou a Carta pelo fim do trote violento contra gênero e raça elaborada pela ONU Mulheres, grupos de estudos de gênero e raça de universidades brasileiras, coletivos feministas e a Diretoria de Mulheres da UNE (União Nacional dos Estudantes). O evento ocorreu em meio a denúncias de estupro e abuso de alunas do curso de Medicina da USP.
A íntegra da Carta pode ser acessada por meio do link: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2015/02/carta_trotes1.pdf

Comentários

facip/ufu disse…
Ehê, professora. Sempre antenada, compartilhando e aprimorando nossa formação.
RITIKAMR disse…
Apoiado Soraia, isso é absurdo, violência e apologia ao sexo e ao álcool. REPÚDIO.

Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

EU TAMBÉM ESTOU COM MEDO (sim, é sobre a vacina)

FUTEBOL, MENINAS E PALAVRÕES

Sim, as mulheres mudarão o mundo