MORRE NADIR KFOURI - ASSISTENTE SOCIAL DA PRIMEIRA TURMA DE SERVIÇO SOCIAL

Na terça-feira, 13 de setembro de 2011, o blog de Juca Kfouri registrou a morte de dona Nadir Kfouri, sua tia. Com palavras doces, ele, publicamente, deu adeus a esta mulher que contribuiu muito com o Serviço Social. Nadir era assistente social, formada na primeira turma, em 1938. Sua trajetória inclui a defesa, regulamentação e consolidação da profissão. Sua biografia inclui duas passagens pela reitoria da PUC - a primeira delas indicada; a segunda, eleita por alunos e funcionários. Foi homenageada pelo Conselho de Psicologia por sua defesa aos direitos humanos. Falaremos mais dela, posteriormente. Neste blog há uma postagem de 2008, onde faço observações sobre ela.

Abaixo a nota da PUC que decretou luto oficial de três dias.

PUC-SP perde professora Nadir Kfouri


Faleceu na noite passada (13/9) a professora Nadir Gouvêa Kfouri, reitora da PUC-SP entre os anos de 1976 e 1984. A Universidade decretou luto oficial de três dias.

Nadir foi a primeira reitora do Brasil a ser eleita pelo voto direto de professores, funcionários e alunos (1980). Já chefiara a gestão anterior da Reitoria, convidada pelo cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Nadir defendeu pessoalmente a PUC-SP e sua comunidade na noite de 22/9/1977, quando tropas da Polícia Militar invadiram o campus Perdizes. Ao lado do vice-reitor comunitário, Edênio Valle, e do diretor da Faculdade de Direito, Hermínio Alberto Marques Porto, a então reitora enfrentou o secretário de Segurança Pública, coronel Erasmo Dias, chefe da truculenta operação que depredou a Universidade. Também iniciou a campanha para reconstrução do Tuca, após os incêndios de 1984.

Solteira, sem filhos, Nadir nasceu em 19/12/1913, em Avaré (SP). Morou também em Botucatu e chegou a São Paulo aos 14 anos. Iniciou seus estudos na Escola Normal da Praça da República (depois chamado de Instituto de Educação Caetano de Campos). Começou a estudar sociologia, psicologia, problemas brasileiros, educação. Militou em movimentos da Ação Católica (Juventude Estudantil Católica, JEC; Juventude Universitária Católica, JUC; manteve ainda contatos com a Juventude Operária Católica, JOC). Em 1934, entrou na Escola de Serviço Social, a primeira da área no país. Formou-se 1938 e tornou-se monitora. Iniciou curso de pós-graduação no National Catholic School of Social Service de Washington (EUA), em 1943.

Entre 1953 e 1957, foi diretora da Escola de Serviço Social (depois Faculdade de Serviço Social, incorporada à PUC-SP quando da reforma universitária, no final da década de 60); foi também diretora geral do Centro de Ciências Humanas. Era professora titular da graduação e do Pós em Serviço Social. Ao longo da carreira acadêmica, percorreu o Brasil de Porto Alegre a Manaus, ministrando cerca de 41 cursos intensivos. Por conta desses cursos, foi convidada a ser perita das Nações Unidas e lecionou junto a escolas de Serviço Social da Espanha (1958-59, seis meses em Madri e seis meses em Barcelona).

Nadir foi também assessora técnica junto à antiga Secretaria do Bem-Estar Social de São Paulo, antes de assumir a Reitoria da PUC-SP. Visitou a Universidade pela última vez em 2002, quando conheceu as novas instalações da Biblioteca Central da Universidade (campus Perdizes), que leva seu nome.
 
Veja também http://www.pucsp.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher e Educação - Pesquisa de Minas Gerais

Ressucitando o blog - Globeleza, Futebol e Política

Marta é a melhor jogadora de futebol do mundo - pela quarta vez