Luiza Helena: ousadia, coragem, inovação
Ousada, corajosa, inovadora. Esses são apenas alguns adjetivos que resumem a empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues (na foto cercada pelas mulheres empreendedoras), presidente do Magazine Luiza; presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo; única mulher no Conselho Superior Estratégico da FIESP, (40 homens); ganhadora de muitos prêmios nacionais e internacionais; constantemente homenageada por universidades. É a mesma mulher que circula entre os maiores PIBs do Brasil , que ousa dar conselhos a ministra Dilma Roussef, que não esconde suas emoções.
Luizinha, como é mais conhecida a francana ilustre, ministrou uma palestra na noite de terça-feira, 30 de março de 2010, para uma platéia entusiasmada. Cerca de 200 mulheres, todas empresárias, prestigiaram o evento promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca). No período da tarde, parte do público presente havia participado de um treinamento promovido pelo SEBRAE e ao que parece, a empolgação era total. Luizinha falou sobre tudo, mas não ensinou a fórmula mágica dos negócios. Não disse 'faça isso ou aquilo'. Pincelou pequenas dicas e sugestões. Não contou grandes segredos, mas afirmou não ter medo de ser copiada. "Quem tem medo de ser copiado, não inova nunca", afirmou. Por isso, o Magazine procura inovar sempre e, prova disso são as Lojas Virtuais e a Liquidação Fantástica promovida há quase 20 anos. Em 2010, o lucro foi de quase R$ 80 milhões em apenas 8 horas em todas as lojas do grupo. Alguém duvida do sucesso dessa mulher? Mas ela não está sozinha e faz questão de frisar isso. “As pessoas são mais importantes”, referindo-se não só aos clientes, mas também ao relacionamento com funcionários e fornecedores.
A empresária falou sobre a liderança orgânica. Para ela, é o que faz a diferença na gestão do Século XXI, pois é aquela que está preocupada com os seres humanos. O resultado depende de todos, ainda que o caos seja aparente. É preciso diálogo, conflito, curiosidade. E a máxima da administração: “qualidade é fazer bem feito da primeira vez”. Nada de fazer as coisas mecanicamente, afirmou ela, ilustrando com o grande filme de Charles Chaplin, Tempos Modernos.
Quando Luizinha abriu para perguntas, uma empresária ao meu lado queria saber o que a motivava, mas queria que eu a representasse. Não o fiz, até porque ela mesma havia dito minutos antes que precisamos saber fazer as perguntas certas. Aquela não era a minha pergunta. Mas é realmente curiosa sua trajetória. Ao que parece, Luizinha herdou o tino comercial da tia Luiza, a fundadora do Magazine Luiza junto com o marido o Sr. Pelegrino. O casal mais os irmãos construíram um império: uma das mais importantes redes do varejo nacional, com programas efetivos de crescimento econômico e desenvolvimento social. O reconhecimento desse persistente trabalho vem publicamente através das várias premiações Tanto a empresa, quanto a empresária. Mas Luizinha não se fez da noite para o dia: trabalhou muito para aprender e continua trabalhando, olhando a sua volta, buscando compreender o que os clientes esperam do Magazine Luiza. Quer um exemplo? De acordo com ela, diversidade e respeito as diferenças sempre fizeram parte dos rumos da empresa., não é novidade. Aliás, ao que parece é uma exigência da própria tia Luiza. Algumas empresas não entenderam isso até hoje...
Colocando dessa forma fica parecendo que tudo é perfeito, claro que não é. Como toda grande empresa enfrenta problemas, crises, tem metas duras a serem alcançadas.; funcionários e clientes insatisfeitos. Mas ela afirma que é preciso assumir possíveis erros, olhar para frente e construir um presente/futuro melhor. Neste ano, um anúncio difícil: transferir o escritório central para São Paulo, pois a logística de Franca, onde a empresa nasceu, está complicada. Ao mesmo tempo, anunciou a compra de um prédio para instalar todo o telemarketing da empresa. Em Franca. Perde-se de um lado, ganha-se de outro.
Quando Luizinha abriu para perguntas, uma empresária ao meu lado queria saber o que a motivava, mas queria que eu a representasse. Não o fiz, até porque ela mesma havia dito minutos antes que precisamos saber fazer as perguntas certas. Aquela não era a minha pergunta. Mas é realmente curiosa sua trajetória. Ao que parece, Luizinha herdou o tino comercial da tia Luiza, a fundadora do Magazine Luiza junto com o marido o Sr. Pelegrino. O casal mais os irmãos construíram um império: uma das mais importantes redes do varejo nacional, com programas efetivos de crescimento econômico e desenvolvimento social. O reconhecimento desse persistente trabalho vem publicamente através das várias premiações Tanto a empresa, quanto a empresária. Mas Luizinha não se fez da noite para o dia: trabalhou muito para aprender e continua trabalhando, olhando a sua volta, buscando compreender o que os clientes esperam do Magazine Luiza. Quer um exemplo? De acordo com ela, diversidade e respeito as diferenças sempre fizeram parte dos rumos da empresa., não é novidade. Aliás, ao que parece é uma exigência da própria tia Luiza. Algumas empresas não entenderam isso até hoje...
Colocando dessa forma fica parecendo que tudo é perfeito, claro que não é. Como toda grande empresa enfrenta problemas, crises, tem metas duras a serem alcançadas.; funcionários e clientes insatisfeitos. Mas ela afirma que é preciso assumir possíveis erros, olhar para frente e construir um presente/futuro melhor. Neste ano, um anúncio difícil: transferir o escritório central para São Paulo, pois a logística de Franca, onde a empresa nasceu, está complicada. Ao mesmo tempo, anunciou a compra de um prédio para instalar todo o telemarketing da empresa. Em Franca. Perde-se de um lado, ganha-se de outro.
Gostei da oportunidade de vê-la falar, de vê-la sorrir, de vê-la dar bronca. Mas gostei particularmente do que ela disse sobre sustentabilidade, talvez a pergunta que gostaria de fazer a ela, já que é o conceito que trabalho na minha pesquisa do doutorado. O Magazine Luiza ainda não entrou na onda verde. “É preciso começar em casa”, destacou ela referindo-se ao seu ambiente doméstico. Mas quem a conhece sabe que ela deve estar pensando muito no assunto e quando o programa vier a público estará muito bem amarrado, não só ao desenvolvimento econômico, mas ao social que é algo que ela já faz, e faz bem feito. É uma mulher que inova, que sai na frente da concorrência, que foi educada para assumir os negócios da família rumo ao sucesso. Mas ela é muito mais do que isso. Suas lágrimas, dividindo sua dor com a platéia, é uma prova disso.
***
Luiza Helena não cobra pelas palestras que ministra Brasil a fora. Ela convida os interessados a fazerem qualquer tipo de doação para a ONG Franca Viva, especialmente o projeto Click da Educação. O sucesso é tanto que a ONG já tem caixa suficiente para se manter até dezembro desse ano. O que vier depois disso será revertido para a APAE/Franca.
***
O Conselho da Mulher Empreendedora da ACIF realizará no dia 12 de abril, segunda-feira, um encontro para dar continuidade as atividades de 2010. A atividade é aberta a todas as mulheres empresárias e empreendedoras de Franca e região. Mais informações na ACIF (16) 3711-1765 com Débora. A atual presidente do Conselho é a empresária Maria Camargo, da Incca Sistema.
***
Mudando de assunto, o Brasil votou e escolheu novamente um homem para levar o prêmio máximo do BBB. Esperava sinceramente que Fernanda vencesse o machismo do nosso povo. Das dez edições até hoje, somente duas mulheres levaram o prêmio, ainda sim, por estarem fora dos padrões de beleza e serem declaradamente mulheres do povo. Será que as belas, por serem belas, não têm vez?
***
Mudando de assunto, o Brasil votou e escolheu novamente um homem para levar o prêmio máximo do BBB. Esperava sinceramente que Fernanda vencesse o machismo do nosso povo. Das dez edições até hoje, somente duas mulheres levaram o prêmio, ainda sim, por estarem fora dos padrões de beleza e serem declaradamente mulheres do povo. Será que as belas, por serem belas, não têm vez?
***
O Dia Internacional das Mulheres foi lembrado em todo o mundo no último dia 8 de março e a SOF juntamente com a editora Expressão Popular publicaram o livro "As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres", de Ana Isabel Álvarez González, traduzido do espanhol. A pesquisa realizada pela autora vai a fundo conhecer a história do movimento de mulheres socialistas do final do Século XIX e início do Século XX, e revela embates e contradições dentro do movimento socialista quanto ao reconhecimento da importância da igualdade entre os sexos e da libertação das mulheres. A luta das mulheres reivindicava o direito ao voto, ao reconhecimento como portadoras de bens e direitos, o acesso ao trabalho e ao espaço público.
A autora relata os acontecimentos do trágico e marcante incêndio em uma fábrica nos Estados Unidos, onde mais de cem operárias foram mortas. Tal evento foi de suma importância para o desenvolvimento do movimento operário estadunidense, no entanto, a autora desconstrói o mito que o vincula à criação do Dia Internacional das Mulheres. O livro tem um valor acessível R$ 15 e pode ser adquirido diretamente da editora. Informações no site http://www.expressaopopular.com.br/loja/
Sobre o 8 de Março acessar: http://www.sof.org.br/publica/Dia_Internacional_da_Mulher-SOF-Em_busca_da_memoria_perdida-ATUALIZACAO2010.pdf
***
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) ganhou um novo status na estrutura do Governo Federal. Conforme a Medida Provisória nº 483, a SPM passa a ser "órgão essencial" da Presidência da República. Isso significa que ela passa a ter a mesma estrutura (recursos humanos e financeiros) dos Ministérios. A partir de agora ela também passa a ser chamada de Secretaria de Políticas para as Mulheres, perdendo a palavra “especial”. Os cargos de direção mudam de denominação: em vez de secretária-especial, ministra; secretária-adjunta, secretária executiva; as três subsecretarias (Enfrentamento à Violência Doméstica, Planejamento e Articulação Institucional) agora são secretarias.
***
Contribuições, críticas e sugestões podem ser enviadas para o email solveloso2008@hotmail.com
Comentários