Capitu, Dona Flor, Diadorim - mulheres da literatura

Da infância para a adolescência descobri Machado de Assis e José Lins do Rego, entre muitos outros autores. A leitura era incentivada pela professora Angela e tínhamos uma biblioteca própria em nossa sala de aula. Quando li Dom Casmurro me apaixonei. A obra me segue até os dias atuais e não me canso de lê-la. Comecei até uma coleção de livros. Sempre que encontro em um sebo um Dom Casmurro, lá estou eu comprando. É claro que, nessa história, Capitu seria mesmo minha personagem preferida. Faço parte do grupo que não crê na traição, mas no ciúme doentio de Bentinho (ciúme, aliás, que pode estragar qualquer relacionamento e, no século XXI, já levou muitas mulheres à morte). Mas seria Capitu o personagem mais famoso da literatura brasileira?
Sim. De acordo com a Revista Bravo "a vitória incontestável foi para a polêmica Capitu, criada por Machado de Assis no livro Dom Casmurro. Mas outros concorrentes também receberam honrosas menções. Ao lado da mulher dos olhos de ressaca, foi citado o próprio Bentinho. Gabriela e Dona Flor, inventadas por Jorge Amado, também apareceram nas respostas. A emblemática Diadorim foi lembrada, bem como o amigo Riobaldo, que narra Grande Sertão: Veredas".

E para você, quem é o seu personagem mais significativo? Leia a matéria completa da Revista Bravo no site http://bravonline.abril.uol.com.br/conteudo/assunto/quem-personagem-mais-famoso-literatura-brasileira-480021.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher e Educação - Pesquisa de Minas Gerais

Ressucitando o blog - Globeleza, Futebol e Política

Marta é a melhor jogadora de futebol do mundo - pela quarta vez