Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

O Dia 25 de julho foi dedicado a Mulher Negra da América Latina e do Caribe. A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres divulgou a seguinte nota que reproduzo aqui:
"O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, comemorado neste 25 de julho,
representa um marco histórico na luta das organizações de mulheres negras pois reconhece, visibiliza e valoriza sua contribuição no enfrentamento ao racismo e ao sexismo. São estas mulheres que têm produzido – com sua luta e ação política – resistências à reprodução do racismo e do sexismo e reafirmado o movimento de mulheres negras como um importante agente político na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática.
Nesta data, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, órgão responsável pela coordenação de políticas para todas as brasileiras, e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher prestam sua homenagem às mulheres negras de toda a América Latina e Caribe que tiveram papel decisivo na formação de suas nações, que resistiram secularmente ao escravismo e que, com seu legado de luta, têm contribuído decisivamente para o desenvolvimento dos países e para a construção de um futuro com justiça de gênero e reparação étnico-racial.
Às mulheres negras brasileiras, que amamentaram em seus seios os filhos dos senhores e que ainda sofrem os resultados destes processos históricos e perversos de exclusão e preconceito, nosso reconhecimento e nosso compromisso com a implementação de ações que promovam uma sociedade mais igualitária. É dever do Estado brasileiro e compromisso do governo federal trabalhar em permanente articulação com os movimentos sociais para reverter esta história de desigualdades. Um país democrático, sem racismo e sem sexismo, é um direito de todas e todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher e Educação - Pesquisa de Minas Gerais

Ressucitando o blog - Globeleza, Futebol e Política

Marta é a melhor jogadora de futebol do mundo - pela quarta vez