OFICINA DISCUTINDO A LEI MARIA DA PENHA - ITUIUTABA (MG)
No último dia 03 de novembro de 2011, a professora-doutora Soraia Veloso Cintra realizou a oficina “Discutindo a Lei Maria da Penha, na FACIP/UFU. O evento contou com a participação de treze estudantes (foto) que durante toda a tarde discutiram o histórico da própria lei, seus principais artigos e a aplicação da lei nos casos de violência contra a mulher. Na pauta, também entrou a discussão sobre a personagem Celeste, interpretada por Dira Paes, que apanhou do marido, o denunciou, mas o mesmo irá responder ao processo em liberdade. O evento terá continuação com a exibição de um filme que discute o trabalho do serviço social diante de casos de violência contra mulheres e crianças.
O evento marcou o encerramento do Projeto de Extensão PIBEX 2011 “Igualdade de gênero e empoderamento das mulheres: enfrentando a violência doméstica”, aprovado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantes da UFU / PONTAL. Ainda neste mês será realizado uma palestra voltada para a comunidade com o mesmo tema.
REPORTAGEM DO JORNAL HOJE SOBRE VIOLÊNCIA CONGESTIONA LINHAS DO DISQUE 180
Aproveitando o sucesso da novela Fina Estampa e também atendendo a solicitação da ministra Iriny Lopes o Jornal Hoje, do dia 25 de outubro, terça-feira, exibiu uma reportagem sobre a violência contra as mulheres. “Maridos são os principais agressores em casos de violência contra a mulher”, foi o tema da reportagem, que também divulgou a Central de Atendimento à Mulher–Ligue 180, e a procura pelo serviço teve uma alta inesperada.
Houve o congestionamento nas linhas e o tempo médio de espera teve um aumento de seis para 23 segundos. Já o tempo médio de atendimento teve um aumento de 10 para 40 minutos. Na reportagem, aparecem trechos da novela Fina Estampa, na qual a personagem Celeste (Dira Paes) é constantemente agredida pelo marido e se mantém calada. Aparecem também depoimentos de uma vítima, que na vida real passou seis anos convivendo com o marido sofrendo maus tratos e optou apenas pela separação e não denunciou o agressor. Depois de algum tempo eles se encontraram num shopping e o ex-marido voltou a agredi-la.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) destacou o importante papel dos meios de comunicação na divulgação e conscientização da população sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. A reportagem completa pode ser assistida em http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/10/maridos-sao-principais-agressores-em-casos-de-violencia-contra-mulher.html
DILMA NA REVISTA PODER
A presidenta Dilma Rousseff é a entrevistada neste mês da Revista Poder, de Joyce Pascowitch. A revista acompanhou os bastidores de Brasília e apresenta o estilo de governar da primeira presidenta eleita do Brasil. A entrevista pode ser lida no site http://revistapoder.uol.com.br/ com o título “Senhora do Destino”.
Interessante que várias publicações têm trazido entrevistas com a presidenta. Uma das primeiras foi a Revista Claudia que também lhe entregou um documento com as principais aspirações das mulheres brasileiras. Jô Soares está na fila para entrevistá-la também, mas ela já lhe disse que somente depois de conceder entrevistas às jornalistas ela o atenderá. Interessante.
Notas
- E por falar em Jô Soares, o apresentador acaba de lançar o livro “As esganadas”, sobre um serial killer. Pela editora Companhia das Letras (http://www.companhiadasletras.com.br)
- “Questões Controvertidas da Lei Maria da Penha” é o tema da 13ª reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). O evento acontece nesta quarta-feira, 09, a partir das 9h30. Participam do evento, magistrados, promotores de Justiça, procuradores do Estado e do Município, defensores públicos, advogados, entre outros.
- Em dezembro, as mulheres brasileiras têm encontro marcado em Brasília. Trata-se da 3ª Conferência de Políticas para Mulheres que acontecerá entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2011. Voltaremos ao assunto.
Comentários